pagina - 112 -
Horário de
Atendimento
Seg. a Sex.
8:00 às 18:00h
O Nosso
Telefone
217 578 536

Para viver mais e melhor!

Nutrição

Desde que chegamos ao mundo, comer é imprescindível para assegurar a vida. Comer é uma necessidade tão básica que todas as sociedades – desde a mais remota antiguidade – têm procurado satisfazer, a todo o custo. Quando foi necessário, lutaram para defender um pedaço de terra ou emigraram em momentos de escassez e penúria. Todos os povos e culturas foram desenvolvendo, século após século, diferentes sistemas de alimentação que lhes asseguravam a sobrevivência e, cujo conhecimento, iam transmitindo geração após geração. Assim, surgiram as mais diversas tradições culinárias e gastronómicas.

Actualmente, a oferta de alimentos é enorme, onde comer bem é possível e, inclusivamente, fácil. No entanto, parece que o ritmo de vida actual vai contra as “boas normas de saúde”.
É nas sociedades economicamente mais desenvolvidas que, a esperança média de vida tem vindo a aumentar, mas as doenças também, sendo elas quase todas relacionadas com a obesidade. Assim, é importante que comecemos a reflectir sobre a nossa atitude perante a alimentação, sobre o tempo que nos permitimos a dedicar-lhe, e começar a tomar decisões mais razoáveis.


O desafio é o de comer bem apesar da falta de tempo, do ritmo acelerado da sociedade moderna e das diversas situações de stress que se apresentam no quotidiano.

A solução está em conhecer as chaves de uma boa alimentação e aproveitar todas as facilidades que o mercado nos oferece de modo a obter os alimentos necessários.

Praticar uma dieta equilibrada quer dizer que é adequada à natureza de cada ser humano, na época de vida em que se encontra, dependendo da actividade física que realiza. Isto significa, que cada ser é um caso e deverá ser abordado como tal.

Por isso, é importante pôr ao serviço de toda a população a moderna ciência da nutrição e dietética. Esta explica-nos como organizar a nossa alimentação e proporciona-nos os conhecimentos suficientes para assegurarmos um bom estado de saúde, para além de colaborar na prevenção de muitas doenças.
Com uma boa formação e informação em nutrição e dietética, podemos assentar as bases da medicina preventiva.

Gentilmente cedido por Dra. Sara Romeiro – Nutricionista da Futuremed
design binário